A Influência da Internet nos Valores Familiares

Autora: Eliane Maria Cavalcanti
Data:04/05/2012
Revisora: Raquel Alves Nazario

INTRODUÇÃO

Este trabalho retrata um pouco da relação social e familiar com o uso da Internet, ora relacionado com o avanço da comunicação no mundo, ora apresentando como um perigo a ser administrado em campos diferentes: Religioso, saúde, cultural, artística, familiar, enfim a internet a serviço de forma benéfica ou não, sendo uns dos perigos da civilização atual. É certo que a internet já circula nas famílias e nos grupos de sociedade e se apresenta anunciando um novo tempo com construções feitas sobre a captação dos sentidos começando com o tato, a visão, audição órgãos de importância humana interferindo em suas percepções. A internet já é um meio de comunicação comum em vários lares, empresas, escolas, casas de detenção, nas organizações criminosas, e enfim é ampliado em todos os campos, na neurolinguistica ora pondo em risco os caminhos percorridos pelo lado social com uso de forma abusiva, alterando valores principalmente quando atinge a família, que é o fundamento da sociedade, e todos os comportamentos surgindo no seio da família novas expressões de valores humano princípio, honra, caráter, dignidade entre outros elementos que compõe a personalidade e que passam a recebe do mundo virtual uma nova dimensão contextual.

A INFLUÊNCIA DA INTERNET NOS VALORES FAMILIARES

A tecnologia vem favorecendo a qualidade, buscando facilitar a vida das pessoas, mas nem tudo é satisfatório como o caso dos jogos eletrônicos sendo comum a todos os membros da família que assim o interessar. Eles aumentam os reflexos das pessoas, rápida captação das coisas, com varias estratégias e que normalmente viciam. As principais vítimas são as crianças que se alienam aos jogos e perdem o interesse ao convívio social, passando a ter problemas de relacionamento detectado dentro de sua casa com falta de limitações e controle de sua conduta, já que os pais tende a cair em campos de trabalho buscando a sobrevivência e até mesmo se comunicando com o seus membros também de forma virtual que é de menor custo, mecanismo utilizado pelo próprio mercado para captar mais adeptos, instantaneamente e naturalmente traz uma fidelidade aos usuários que não conseguem passar o dia sem vê o computador, sem dar um “clic” e se vai o lado automático de vida com horas e horas, é espontâneo. E os efeitos disso? Surgem a médio e longo prazo, mudanças que têm seus fatores positivos ou não com sua evolução histórica diferenciada, afetando valores produzidos pela família em face de uma nova era a formas digitalizadas, falada (web can), televisionada (via satélite) tocada, (clik) as pressas do o feed beek do mundo virtual e constante, os jogos representam um grande alvo dessa evolução e transformação condizente com as previsões que tanto unem como separam os membros próximos, os distantes e até mesmo os desconhecido.

Algumas previsões encontradas no livro 'O que será?' de Michael L. Dertouzos (1998):
“Todos os jogos serão variantes do software para trabalho em grupo. Nós as veremos como atividades sociais, com nome e objetivos diferentes. […] Como vimos, o mercado da informação se destina a modificar e ampliar a busca do prazer, de muitas outras maneiras diferentes. Varias parecerão naturais, e se encaixarão tranqüilamente nas vidas das pessoas. Outras suscitarão sérias questões morais e levarão ao debate sobre os contatos entre as pessoas."

As mudanças nos estilos de vida, nos comportamentos, na saúde, família, crianças, jovens e outros, oriundo pelo uso automático e muitas vezes excessivo, de computadores, com os games, internet, são vários especialistas em áreas diferentes, comunicação, direito e educação, medicina que costumam alertar dos riscos das informações em crianças e adolescente e o que pode acontecer principalmente na suas mente ociosa (estando ainda em fases de vida de dependência familiar) e que entram nesse universo virtual de tão rápida evolução. Há situações comuns, positivas ou problemáticas, quando se vive conectado ao computador, famílias, educadores em busca de melhorar a comunicação, orientar, os riscos, estabelecendo uma convivência mais saudável neste desafiante mundo digital.

Comissão Especial destinada a proferir parecer ao Projeto de Lei nº 2126, de 2011, do Poder Executivo, que "estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil". (PL212611) Designado Relator, Dep. Alessandro Molon (PT-RJ)

Todo o comportamento no uso do computador, a saúde mental da geração digital, vai ser alterada pela internet que patrocina estímulos alimentares, sono, concentração e dores de cabeça, esforço e problemas da visão, problemas de audição e de surdez, transtornos alimentares sem prevenção do sedentarismo, do sobrepeso e da obesidade, conseqüentemente de doenças cardiovasculares, dores musculares e articulares e problemas futuros, Postura ergonômica e saúde no futuro, auto-sugestão e automedicações digitais, usufruir dos benefícios da tecnologia com menos fatores de risco e promoção dos protetores do desenvolvimento. Já que a comunicação virtual constrói uma realidade de segunda ordem, uma realidade de simulação, que reporta a um mundo imaginário que é um mundo simbólico, imaterial, uma forma inusitada de estabelecer um vínculo social. Neste mundo, a pessoa pode fugir do cotidiano, conflitos de conduta comunicando-se com um e outro, sem rosto, sem identidade, sem compromisso, sem origem, podendo se manter no plano imaginal, e ou uma aproximação física.

CONCLUSÃO

Pelo que foi percebida a internet avançou seu meio de comunicações sociais e pode avançar mais ainda quando se trata da família, que tem é a base e os valores da educação humana e onde circula as primeiras noções de vida tendo as escolas à garantir o seu perfil de evolução, abrindo as portas para o uso da internet e permitindo sem crítica construtiva o avanço de informações por estarem todos envolvidos neste cenário virtual. Como aumenta a busca de formação de personalidade aumenta também o individualismo, e o educando, a família vem apresentando respostas nas diversas áreas de aprendizados manifestando valores, opiniões com novas formação de padrões sociais globalizados comuns a todos na internet, formatando uma imaginação coletiva afetando princípios pessoais e sem a construção dos aspectos científicos e permitindo uma falsa realidade como suporte em suas constates inquietações e transformações.

Fontes:
USANA GRACIELA BRUNO ESTEFENON publicação científica multidisciplinar e bilíngüe e da versão digital da revista daBiblioteca Virtual em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS) (2001-2004).
http://www.vieiralent.com.br/digital.htm
http://tecnologiasnaeducacao.pro.br/revista/a1n1/pal6.pdf

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License