Função Social da Internet

Por: José Xavier da Câmara Filho
Revisão: Isabella Lins Faria Costa

Sabemos que a internet é a mais ampla e completa rede de conhecimento de todos os tempos; nela estão contidas todas as formas do saber e seu conteúdo é dimensional e sua acessibilidade é rápida e segura. Sua riqueza na área de conhecimento é incomparável, pois tudo e qualquer assunto pode ser pesquisado, filtrado; e como num abrir e fechar de olhos se descortina o desconhecido em bem pouco tempo.
O patrimônio do conhecimento na internet nos dias de hoje é impressionante, pois tudo que precisamos saber encontramos nesta biblioteca que guardar e acumula conhecimento e cultura a cada instante. Sua capacidade de adicionar novos conhecimentos é instantânea e dinâmica em sua atualização de forma nunca vista antes. A tecnologia empregada proporciona facilidades na fluidez do seu objetivo maior.
Certamente ninguém podia imaginar anos atrás a possibilidade de se ter com certa exclusividade em sua própria casa, escritório, escola primária, fundamental, superior ou mesmo em qualquer lugar como aeroporto ou viajando o acesso como se tem nos dias atuais e com tanta primazia o conhecimento aos seus pés. Com certeza ainda alcançaremos coisas surpreendestes e imagináveis.
Com a expansão acelerada e o aperfeiçoamento das tecnologias empregadas, a função social da internet oportuniza e humaniza o saber entre as pessoas independentemente de sua classe social, isto significa dizer que todos passam a ter acesso, pois o custo empregado é accessível a pessoas com rendas pequenas e assim os pais podem com menor sacrifício contribui na formação acadêmica dos filhos.
Até sem auxílio financeiro familiar um estudante bem intencionado pode acessar o conhecimento com custo quase zero. As políticas públicas promovida pelos diversos níveis de governo já proporcionam isso, e a função social da internet passa a ser entendida a todos, assegurando o direito do conhecimento que é o bem maior na formação de um povo.
Hoje vivendo no mundo da globalização a internet é ferramenta indispensável, e já não conseguimos viver sem ela, antes pelo contrário, devemos torná-la seu acesso possível a todos e com todas as facilidades possíveis, pois uma grande nação se constrói com conhecimento, e nosso maior adversário é a falta de conhecimento. Há provérbios de Salomão que diz: Sem conhecimento meu povo é destruído.
A função social da internet é riqueza acessível a todos, em pouco tempo ninguém poderá justificar sua falta de conhecimento e preparo por falta de acesso, claro que ainda há muito a ser feito, mas vejo hoje as famílias mais preocupadas com a formação acadêmica dos seus filhos e também filhos que por si só também investe em sua formação pessoal e a internet vem colaborando nesse sentido.
Vejo hoje um despertamento gradual e as famílias menos favorecidas aproveitando melhor as oportunidades na vida. Antes apenas os mais privilegiados economicamente falando tinha acesso ao conhecimento, sem falar também que alguns deles desperdiçavam as oportunidades na vida. Hoje pessoas de pais que tiveram oportunidade, incentivam seus filhos.
Neste contexto a internet desenvolve um papel importante e fundamental quanto a sua função social, contribuindo decididamente no preparo acadêmico e intelectual na formação, aperfeiçoamento e preparo não apenas de jovens, mas também de adultos que hoje manuseiam e lidam com as ferramentas da internet buscando conhecer melhor determinadas as coisas que julgam essenciais ao seu circulo de conhecimento.
Dedico este último parágrafo ao reconhecimento daqueles que liberam gratuitamente seu conhecimento pessoas para enriquecer a cultura e acesso a internet sem custo proporcionando e disponibilizando como forma de contribuição pessoal a quem quer ter acesso. Conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado. A função social partilhar o saber. Torne público e coletivo o seu saber, faz bem a todos.
Sem a função social da internet nos dias de hoje limitaria e em muito o conhecimento e o saber que deve ser aberto e acessível a todos que por ele se interessa. Portanto vamos aproveitar e utilizar da melhor forma esse instrumento que está ao alcance de todos transmitindo o que sabemos e tendo acesso ao desconhecido.

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License